Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 1936
Jardim Conceição (Sousas), Campinas - SP
19 9 9978-8277
19 3307-6555
Jardim Conceição (Sousas), Campinas - SP
19 3307-6555
O Plafon LED ou Painel LED como também é conhecido, é uma luminária criada originalmente na China. Sua principal característica é ser extremamente fina, normalmente tem 1cm de espessura. Além disso, o Painel é capaz de emitir uma grande quantidade de luz com um baixo consumo de energia, pois foi desenvolvido totalmente em tecnologia LED.
As principais vantagens dos Plafons LED são a sua grande facilidade de instalação, baixo consumo de energia, alta relação lúmens por watt e rara necessidade de manutenção.
Neste artigo, a Elétrica Mercado vai te ensinar tudo sobre Plafon LED. Desenvolvemos um conteúdo riquíssimo, para que você, lojista ou consumidor, ao final do texto saia entendendo tudo sobre Painel ou Plafons LED.
Atualmente, podemos encontrar 2 tipos de Painel de LED, os painéis/plafons de embutir e os painéis/plafons de sobrepor, verifique abaixo as peculiaridades de cada plafon.
O plafon de embutir, em sua grande maioria normalmente possui apenas 1 centímetro de espessura, sendo assim é um painel muito fino.
Este painel possui presilhas para fixação em teto de fundo falso que são indicados para uso em forro de gesso, pvc e madeira.
Dessa maneira a luminária fica bem nivelada ao teto, não impactando quase nada no design do cômodo.
Com o painel aceso, pode-se ver apenas a fonte de luz proveniente do teto, muito parecido com um sol.
É possível comprar esse modelo de plafon nos mais diversos formatos, cores de luz e cores de acabamento.
Sendo um pouco mais grosso, o plafon de sobrepor normalmente tem 4,5cm de altura e é muito utilizado em ambientes com teto rígido feitos de laje.
Devido ao fato de possuir uma haste de fixação com parafuso e bucha, o seu uso é muito indicado nesse tipo de ambiente, pois o plafon pode ser fixado no teto rígido com facilidade, descartando a obrigatoriedade de embutir a luminária.
A fonte ou driver, se encontra perfeitamente acomodada no interior do painel, possibilitando que o plafon de sobrepor seja instalado em qualquer parede, mesmo que ela não possua o furo no teto/laje.
Muitas pessoas preferem instalar o plafon de sobrepor até mesmo em tetos de gesso, uma vez que não há a necessidade de se recortar o gesso para sua fixação. Fator que facilita muito substituição do plafon, no caso de uma reforma, por qualquer outro tipo de luminária ou até mesmo um lustre, por exemplo.
Mesmo sendo possível encontrar os painéis de sobrepor em diversos formatos, os mais comuns são:
Além disso, também existem plafons de sobrepor com as mais variadas cores de luz e muitas cores de acabamento.
É possível encontrar esse produto com muitos nomes diferentes. Veja um pequena lista deles:
Sempre avalie a imagem do item para saber o que está comprando, assim você não se confunde ao realizar a pesquisa do produto.
É possível encontrar painéis LED das mais variadas marcas aqui no mercado de iluminação nacional. Lembrando sempre que cada empresa produz um plafon LED que se adequa às necessidades do seu público-alvo.
Portanto, é sempre bom pesquisar bastante antes de adquirir o seu produto, tendo em vista que algumas marcas privilegiam a qualidade enquanto outras dão maior ênfase ao preço.
Existem marcas focadas na entrega de itens de qualidade deixando de lado a questão do preço final, sendo assim, entregam itens com alta durabilidade, maior vida útil, melhor dissipação de calor, maior eficiência na emissão de luz e menor consumo de energia por lúmen produzido. Essas marcas possuem produtos mais caro, justamente por entregar melhores benefícios aos consumidores.
Também existem marcas que produzem plafons de baixo custo e com preços mais acessíveis. Normalmente esses produtos tendem a ter qualidade inferior, com tempo de vida útil inferior, menor dissipação de calor, menor relação entre lúmens emitidos e watts consumidos. Esses são painéis que não representam todo o potencial que a tecnologia LED pode entregar.
Sempre verifique sua necessidade e se atente aos detalhes, assim encontrará a oferta que melhor se encaixa na sua expectativa de custo/benefício.
Atualmente é possível encontrar plafons de LED feitos com os mais variados materiais. Alguns itens possuem finalidade estética, outros com finalidade técnica e outros com objetivo apenas de reduzir o preço da peça. Dentre os materiais podemos citar.
Plafon de Alumínio
Plafon de Metal Fundido (mix de metais)
Plafon de Madeira
Plafon de Policarbonato (plástico)
Os plafons feitos de alumínio puro normalmente são de qualidade superior. São produtos muitos mais leves, com alta resistência e oferecem uma melhor dissipação de calor. As marcas focadas na produção de itens de qualidade tendem a utilizar o alumínio na composição de seus painéis.
Por ser uma matéria prima mais barata que o alumínio, normalmente, o mix de metais é a escolha feita por marcas que buscam o preço mais baixo para a produção destes painéis. O metal fundido possui uma boa rigidez e bom acabamento.
Plafons de madeira são uma ótima alternativa para aqueles que buscam um toque mais sofisticado ao seu ambiente. As informações sobre o funcionamento, resistência e eficiência dos produtos feitos em madeira ainda são poucas. No entanto, nossa equipe está testando o item para atualizarmos este artigo assim que tivermos uma opinião mais conclusiva. No Brasil os plafons de LED são produzidos pela marca E-LED.
Os plafons feitos em policarbonato são mais leves que os plafons de alumínio, no entanto, eles possuem resistência e durabilidade inferior. Usando um acessório que fecha o acabamento do painel e permite a fixação no teto é possível converter alguns modelos de plafons de embutir em plafons de sobrepor.
A criação de plafons em policarbonato é proveniente da escolha de algumas marcas em procurar formas de oferecer produtos mais baratos ao seu público-alvo. Porém, o resultado foi totalmente negativo. As marcas se viram obrigadas a parar de comercializar estes produtos após o recebimento de uma enxurrada de reclamações de seus consumidores. Veja abaixo alguns dos pontos negativos apontados pelos compradores desse modelo de plafon de policarbonato:
Atualmente é muito difícil achar marcas que ainda vendem plafons de plástico. Se atente à essas informações caso ainda encontre este modelo de produto em circulação.
A maioria dos plafons vendidos no mercado nacional é de cor branca, mas em outros países já é possível encontrar plafons das mais variadas cores, por exemplo:
Acreditamos que em um futuro próximo, as marcas expandirão seus catálogos, disponibilizando plafons de diferentes cores com o intuito de favorecer novas possibilidades de uso.
É possível encontrar plafon LED nos mais variados formatos:
Os plafons quadrados e redondos geralmente são mais utilizados em ambientes residenciais.
Nos ambientes comerciais, normalmente se utiliza plafons grandes no formato quadrado e retangular.
Os plafons triangulares e em formato de arco, podem ser encontrados na internet, nos sites de compra como Wish e AliExpress.
Tecnicamente falando, não há diferenças que façam o formato de um produto ser melhor que outro, basicamente a escolha se baseia nos seguintes aspectos:
Quando falamos de plafon de embutir, o formato redondo é mais fácil de instalar e indicado devido ao fato de não haver a necessidade de alinhar a luminária com as paredes e etc.
Para a utilização do plafon no formato quadrado é necessário realizar o alinhamento da peça com o ambiente, paredes e etc. Esse fator exige um pouco mais de talento na aplicação, uma vez que se faz necessário o recorte do gesso e desenhar os ângulos de instalação.
Que o formato circular é encontrado facilmente na natureza, dessa maneira o plafon redondo lembra mais a biologia, ecologia e natureza.
Em contrapartida, o formato quadrado dificilmente é encontrado na natureza, sendo um produto habitual dos seres humanos. Por isso a forma quadrada conota um ar mais tecnológico. Sendo indicado para pessoas que gostariam de criar um tom mais moderno em seus ambientes.
Mas baseado no número de vendas, pode-se afirmar que o formato preferido das pessoas é o quadrado, portanto, se você é uma pessoa que segue tendências já sabe qual o formato que deve escolher.
No Brasil as medidas de plafons mais usadas são as seguintes:
As dimensões da estrutura do plafon sempre se ajustam a quantidade de potência, em outras palavras, quanto maior a potência do plafon, maior será sua dimensão.
É possível comprar um plafon de 36W com 12cm? Dificilmente você encontrará, uma vez que as marcas seguem um mesmo padrão de produção.
Se você chegou até esse tópico do assunto, talvez já tenha levantado a seguinte dúvida: posso instalar o plafon em ambiente externo?
A resposta para isso sempre está exposta na embalagem do produto.
No entanto, a maioria das marcas produz os plafons de LED, tanto de embutir como de sobrepor, com grau de proteção IP20, esse índice é exclusivo para uso interno. Ou seja, os plafons não são resistentes a umidade e só podem ser aplicados em ambientes internos.
Para uso externo, você deve procurar por plafons com grau de proteção IP65 ou IP66, esses modelos são resistentes a umidade, não tendo problema algum em ficarem expostos a chuva e as intempéries do tempo.
Para entender melhor sobre graus de proteção IP, acesse esse artigo onde abordamos o assunto de maneira mais completa: O que significa IP20, IP65 e IP66?
A correspondência entre painéis LED e os antigos modelos de lâmpadas, tem de ser considerada pelo fluxo luminoso de cada plafon.
Dessa maneira sabe-se com segurança, que lâmpada entrega o mesmo resultado que determinado plafon LED em termos de iluminação.
Segue abaixo a tabela comparativa. Vale ressaltar que os plafons de cada marca são produzidos com fluxo luminoso diferentes, não sendo esta tabela uma regra exata.
Quase todas as marcas fabricam painéis de LED com fluxo luminoso de 80lm/W. Entretanto, na tabela nosso objetivo é mostrar de acordo com aquilo que pode ser encontrado à venda no mercado.
Para saber mais sobre equivalência de Lâmpadas LED, acesse esse link: Tabela comparativa LED e Modelos de Lâmpadas Convencionais.
A quantia de luz que um “corpo escuro” emite em todas as direções é chamada de Fluxo Luminoso . Essa medida é feita em laboratório, usando uma ferramenta chamada de esfera integradora de ulbricht, que tem a função de medir a quantidade de luz emitida em determinado tempo.
As marcas especificam na embalagem fluxo luminoso do produto, ou seja, a quantidade de luz que é emitida por cada modelo de paflon. Também vale lembrar que:
Caso a dissipação de calor seja boa, o fluxo luminoso normalmente se mantém no mesmo patamar ao longo do tempo, não resultando em redução de brilho;
Iluminação indireta, pode ser definida por aquela que não foca diretamente em um objeto ou pessoa, ela se dissipa pelo ambiente de forma homogênea.
Painéis LED entregam iluminação indireta, em outras palavras, a luz projetada pelo plafon chega ao chão do ambiente e é refletida por todo o cômodo.
Piso claro nos ambientes refletem melhor a luz, oferecendo um melhor resultado no uso do item.
Um enorme número de painéis LED, seja de embutir ou sobrepor, que são comercializados em território nacional possuem a tecnologia de LED integrado.
Isto é, não utilizam lâmpada dentro da luminária. As fabricantes de LED usam duas formas de fixar este LED dentro do plafon. São elas:
As marcas que utilizam essa técnica, usam uma fita de LED para a iluminação da borda da luminária. A fita LED envolve toda a moldura do plafon, de modo que o aumento de potência também resultará no aumento das dimensões do painel para acomodar perfeitamente o tamanho da fita LED.
As marcas produzem placas com diversos LEDs dispostos para baixo/frente para criar a retroiluminação, fator que melhora a quantidade de luz emitida pelo plafon e causa maior dissipação de calor.
Os painéis com tecnologia de retroiluminação são mais modernos e mais eficazes que os painéis com iluminação de borda. Mas por conta da grande concorrência nesse segmento de produtos de iluminação e as barreiras de convencimento que as marcas enfrentam para conquistar os consumidores de que é melhor investir mais por um item de maior qualidade, a tecnologia de retroiluminação Back Lit vem sendo descartada no Brasil.
Já nos países mais desenvolvidos o cenário muda um pouco, os plafons de LED normalmente são de melhor qualidade, seja na emissão de luz, dissipação de calor ou garantias contra defeitos.
Um diodo emissor de luz tem sua vida útil totalmente ligada a sua capacidade de dissipar calor. Conforme o LED aquece, se este calor não for direcionado para fora, o LED perde rapidamente a sua capacidade de emitir lúmens.
É justamente por esse motivo que alguns plafons ficam com o seu feixe de luz extremamente fraco com apenas alguns meses de uso, são produtos com dissipação de calor ruim.
Normalmente uma ótima maneira de você identificar se o plafon possui um bom sistema de dissipação de calor é avaliando seu peso.
Por exemplo, caso encontre um plafon de embutir 18W com 400 gramas, e outro com 600 gramas, você deve dar preferência ao mais pesado.
Atualmente, o preço de um produto chinês é muito influenciado pelo seu tamanho e peso. Isso acontece pois alguns produtos são tributados por peso.
Dessa maneira, os fabricantes realizam esforços para produzir itens cada vez mais leves, se fazendo valer muitas vezes de materiais de pouca qualidade.
Para obter luminárias realmente de qualidade e com uma ótima dissipação de calor, sempre verifique a constituição do sistema de dissipação. Quanto mais pesado e espesso for o material, melhor será o sistema de dissipação de calor do plafon. A importância de dissipar as altas temperaturas da luminária está diretamente ligada com o tempo de vida útil do LED. Portanto, quanto melhor for o sistema de dissipação de calor, mais longa será a vida útil do seu painel LED.
Hoje em dia é possível encontrar as seguintes cores de luz para plafons LED disponíveis no mercado:
Muitos especialista recomendam o uso de cada cor de acordo com o ambiente e com qual finalidade o LED será usado, veja mais:
Indicado para ambientes de piso molhado e/ou locais onde acontecem atividades que necessitem de atenção.
A luz fria favorece a visualização de sujeira em ambientes como áreas de serviço, banheiros, laboratórios e etc.
A luz fria ajuda na percepção dos ingredientes e utensílios na cozinha quando se está preparando alimentos.
Indicado para ambientes de descanso ou onde queremos criar um ar mais descontraído e relaxante.
A cor de luz branco quente é suave e tranquilizante.
É a famosa cor da “luz do dia”. Por se tratar de uma cor de luz que fica entre o branco frio e o branco quente ela é ideal para ser usada em restaurantes e shoppings.
São os modelos de Plafons LED que fazem uso de um controle remoto que possibilita o uso de qualquer uma das 3 cores de branco já mencionadas anteriormente.
Infelizmente esse não é um produto fácil de achar e com preço ainda muito alto.
Apesar de ter uma tecnologia bem simples nos bastidores do sistema do Plafon LED, ela ainda pode ser considerada de grande engenhosidade. Verifique a explicação de seu funcionamento abaixo:
Os plafons LED tem sua vida útil medida pelas horas de trabalho que eles conseguem funcionar sem diminuir a luminosidade.
É possível encontrar essa informação na lateral de sua embalagem, junto com todas as outras informações técnica.
Em média, o mercado oferece painéis de 40.000 horas. No entanto, pode-se encontrar plafons LED com vida útil entre 25.000 a 50.000 horas.
Existem produtos que são recomendados apenas para uso doméstico, pois a luminária não fica ligada de forma contínua, por longos períodos de tempo.
Além disso, muitas marcas indicam nas embalagens o número de horas recomendadas para o uso da sua luminária, mas sempre existem aquelas marcas que não passam informação alguma, como consequência, causam uma imensa bagunça na cabeça do consumidor.
Caso você necessite usar a iluminação por muitas horas seguidas, como por exemplo: escritórios, a Elétrica Mercado sugere que você fale com a marca desejada para verificar se o item pode trabalhar sem falhas.
Caso o painel não possua um ótimo sistema de dissipação de calor, seja na estrutura da luminária ou seja na composição da sua fonte/driver, a vida útil dele será reduzida.
Confira algumas dicas para aumentar a vida útil do seu sistema de iluminação:
Essas são algumas das sugestões da Elétrica Mercado para que a vida útil do seu LED possa ser prolongada.
Existe uma máxima que diz o seguinte, “se a empresa confia no produto que colocou no mercado, ela tem de firmar um compromisso com o cliente”.
E é exatamente desse compromisso que estamos falando, a garantia contra defeitos de fabricação. Ah, e quanto maior o período de garantia oferecido pela fabricante, melhor será o produto.
Normalmente, a maioria das marcas nacionais oferece 1 ano de garantia em seus plafons de LED.
Em contrapartida, no mercado chinês encontra-se com facilidade marcas que oferecem até mais que 3 anos de garantia.
Essa diferença se deve ao fato de que quanto melhor for a qualidade da distribuição de energia elétrica na região, mais confiantes os fabricantes ficarão de aumentar o tempo de suas garantias contra defeitos de fabricação.
Aqui no Brasil, quando falamos de qualidade da energia elétrica, presenciamos dois cenários:
As distribuidoras não entregam energia estável e de qualidade
A rede elétrica doméstica nem sempre é bem feita, muitas vezes o trabalho é executado por pessoas não capacitadas.
Dessa maneira os produtos queimam antes do tempo, e assim as marcas seriam responsabilizadas pelos custos do reparos.
É por isso que grande parte das marcas não se sentem seguras para disponibilizar longos prazos de garantia.
Existem muitos selos na maioria das embalagens dos plafons LED. Algumas dessas certificações são nacionais enquanto outras são internacionais.
Confira a seguir o significado de cada um desses selos:
Como já é de se imaginar, o maior produtor de lâmpadas, plafons e spots LED do mundo é a China. A grande maioria dos plafons de led que você encontrará no mercado brasileiro são de origem chinesa.
Na maioria dos casos a resposta é sim. No entanto, também existem alguns produtos de baixa qualidade circulando pelo mercado. Sendo que esses não apresentam nem sua marca na embalagem e normalmente são muito mais baratos que a concorrência. Esses plafons sem marca geralmente tem um péssimo acabamento e costumam ter uma baixa vida útil, queimando com pouquíssimo tempo de uso.
É muito fácil detectar produtos de baixa qualidade, para isso, pergunte ao vendedor qual o prazo de garantia que esse item oferece, se esse prazo for inferior à 1 ano, você já sabe que o vendedor não pretende assumir nenhum tipo compromisso, dessa maneira o risco de ser um péssimo produto é enorme.
Um bom local para pesquisar é no site alibaba.com, esse é o melhor lugar para achar fábricas de LED estrangeiras. Caso precise de alguma informação que não encontrou aqui no Brasil, fale diretamente com eles. Normalmente eles são bem atenciosos no atendimento.
Sim, o plafon já vem com um sistema de LED integrado e fonte/driver 12 volts. Dessa maneira não há a necessidade de comprar lâmpada, uma vez que o produto é vendido completo.
É só comprar, receber e instalar o plafon led à rede elétrica, conectando os dois fios.
Não existe, todos esses nomes referem-se ao mesmo produto. O que aconteceu é que alguns vendedores com conhecimento técnico ou não sobre iluminação começaram a trabalhar no setor, e enquanto uns usam o nome Plafon, outros usam o termo Luminária e assim sucessivamente.
Para não haver erros, sempre verifique as imagens do produto para ter certeza do que está comprando.
No dicionário ambos os termos são semelhantes, mas vamos expor abaixo a nossa opinião sobre o tema :
Abaixo você pode ver uma fotografia dos dois produtos:
A maioria das informações técnicas sobre os Plafons estão disponíveis em suas embalagens.
No entanto, algumas informações mais específicas como:
Podem ser mais difíceis de encontrar, já que muitas marcas não fornecem estas informações na embalagem. Para esse tipo de informação, contate a fabricante, ou seu arquiteto ou os nossos técnico de iluminação aqui da Elétrica Mercado.