Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros, 1936
Jardim Conceição (Sousas), Campinas - SP
19 9 9978-8277
19 3307-6555
Jardim Conceição (Sousas), Campinas - SP
19 3307-6555
Os Refletores de LED são indicados para iluminar áreas externas como jardins, piscinas, campos de futebol, entradas de condomínio, fachadas de lojas, entre outras.
Ideais para a iluminação de ambientes externos, os refletores de LED são muito usados para iluminar: jardins, piscinas, quadras, entradas de condomínio e etc.
Mas é necessário entender alguns detalhes e características antes de comprar o seu refletor LED. Assim você garantirá um produto capaz de satisfazer todas as suas necessidades.
Pensando nisso, a Elétrica Mercado criou esse guia para orientá-lo. Saiba mais!
No mercado, há refletores de LED que partem de 10 watts até aqueles que chegam a ultrapassar os 1000 watts de potência. Com certeza será um grande desafio encontrar o modelo mais indicado para o seu tipo de uso, tendo em vista que você normalmente não trabalha com isso.
Vamos lá, os modelos de 10 watts produzem algo entre 600-700 lúmens de fluxo luminoso, esses modelos são indicados para aplicações de pequeno porte, por exemplo: a iluminação de um jardim com até 10m² ou para criar focos de destaque em plantas.
Os refletores mais populares são os modelos de 50w. Esses oferecem mais de 3000 lúmens e são capazes de tirar de operação os antigos refletores halógenos de 400 ou 500 watts. Eles são ideias para as mais variadas formas de uso, como iluminar grandes jardins, áreas sociais externas de médio porte em condomínios e iluminação de grandes árvores.
Caso precise de um fluxo luminoso maior, por exemplo: estacionamentos ou grandes espaços condominiais que possuem mesas e cadeiras, os refletores mais indicados são os de 100 ou 200 watts de potência.
A partir de 300 watts o uso de refletores se torna um pouco mais técnico, criando novas necessidades, como a instalação de postes próprios e/ou cálculos luminotécnicos.
Os refletores LED de luz branca se dividem em duas classificações:
Refletores com luz branca fria: superiores à 6000K (kelvin), esses modelos oferecem uma sensação de iluminação maior.
Refletores de luz branca quente: inferiores à 3000K (kelvin), eles criam um fluxo luminoso mais amarelado, transmitindo a sensação de um ambiente mais confortável e relaxante.
Atualmente o modelo mais vendido é o de luz branca fria, já que os clientes geralmente preferem a luminosidade mais clara e intensa que esse modelo cria no ambiente. Essa particularidade é indicada para diversas aplicações, por exemplo: iluminação de quadras esportivas e estacionamentos.
Mas esse fato não é uma regra. Em muito locais o uso de refletores de luz amarelada, 3000K, acaba tornando o ambiente mais confortável. Esse modelo é mais indicado para aplicações em espaços condominiais internos, algumas fachadas comerciais, em jardins e até mesmo em praças públicas.
Mas o mercado não é feito só de refletores de luz branca, também é possível encontrar os refletores de LED com opções de luzes coloridas. Por exemplo: amarelo, azul, verde e vermelho. Em especial, a luz verde é frequentemente usada para realçar ambientes com grama e plantas, fortalecendo a tonalidade natural da área.
Tradicionalmente os refletores LED projetam uma única cor, seja ela branca ou colorida. No entanto, em diversas formas de uso a mudança de cor emitida se faz extremamente necessária, como criar efeitos em jardins ou iluminação de eventos.
Por conta de sua origem eletrônica, os refletores LED extinguiram essa brecha. Atualmente existem modelos com controle remoto ou automáticos, que atravessam todo o espectro e projetam uma vasta tonalidade de cores.
Depois dos modelos RGB Coloridos, os refletores conquistaram uma nova ferramenta com o propósito de ajudar no monitoramento de espaços e diminuir o consumo de energia, que são os sensores de presença.
Já existem refletores LED com sensores de presença embutidos, eles são frequentemente usados na entrada de garagens ou instalados em locais de passagem de pedestres, ambientes onde o acionamento do item só acontece quando há detecção do movimento, propiciando maior segurança e reduzindo o consumo de energia.
No Brasil é possível encontrar uma enorme diversidade de qualidade nos produtos de iluminação LED. Não seria diferente com os refletores, certo? Se você já comprou um produto de baixo custo ou baixa qualidade, desses que lotam o mercado, já deve ter notado que esse modelos têm uma vida útil extremamente curta, começando a piscar ou superaquecer, na maioria dos casos, com apenas 1 semana de uso.
Os refletores “paralelos”, além de baixa durabilidade também possuem uma eficiência horrorosa. Isto é, eles consomem a mesma energia de um refletor de qualidade, no entanto, normalmente entregam menos da metade da iluminação especificada.
Para identificar refletores de baixa qualidade, preste atenção nos seguintes indicadores: fio de ligação excessivamente fino, produto com peso muito inferior ao normal, a robustez do braço de suporte e a resistência das aletas de dissipação muito fracas.
Quando em atividade, esses refletores de baixa qualidade emitem uma fraca luminosidade, com um tom de luz mais azulado que o tradicional, tornando o recinto apático, sem cores definidas.
Durante o processo de compra, preste atenção se o item é de alguma marca conhecida, dessa maneira você evitará possíveis dores de cabeça e o fato de ter que lidar com produtos com fraco rendimento. Por isso, sempre que for comprar em lojas físicas, opte por lojas especializadas, no caso de compras online, consulte o site ReclameAqui e avalie a reputação da loja.
Os itens de marcas consagradas, como Philips, Golden ou Ledsafe, as especificações técnicas ajudam demais, tanto na compra, quanto na aplicação.
Enquanto as marcas tradicionais usam a seção das especificações técnicas para o auxílio dos usuários, as marcas dos itens genéricos criam grandes problemas e geram o caos. Todos esses produtos genéricos informam especificações técnicas muito acima do real.
Como exemplo, podemos citar a resistência à chuva nível IP66 que é uma das característica mais citadas nas embalagens dos refletores informais de baixa qualidade, e como já é de se imaginar, essa informação é totalmente falsa. Eles apresentam baixíssima resistência à umidade, não alcançando nem o grau IP65, que é o padrão dos produtos de qualidade.
Quando o assunto é durabilidade em horas, não diferente do que já vimos, os produtos genéricos também alteram as especificações informadas na embalagem. Já os refletores de qualidade informam devidamente a vida útil entre de 25.000 e 30.000 horas. Encontra-se no mercado produtos com um padrão horrível, divulgando durabilidade em torno de 50.000 horas de uso.
Sempre duvide de refletores informais rotulados com IP66, que prometem vida útil de 50.000 horas e uma quantidade imensa de lúmens. Fique ligado!
Agora você já sabe tudo sobre refletores de LED, vamos às compras para o seu projeto? Solicite seu orçamento aqui e confira os melhores modelos do mercado com os melhores preços!